Atividade Física

Atividade física é qualquer atividade que nos faça gastar mais energia do que gastamos em repouso, por exemplo: limpar a casa, passear com o cachorro, ir ao mercado andando, essas atividades são responsáveis pela maior parte do nosso consumo de energia diário e são realizadas com objetivos voltados à própria tarefa, como deixar a casa limpa ou comprar produtos de limpeza no mercado.

Já quando realizamos atividade física seguindo uma prescrição de intensidade (intensa, moderada e de volume (número de repetições ou tempo, por exemplo), essa atividade é chamada de exercício físico. Programas de exercício físico tem objetivos específicos voltados ao indivíduo, como ganhar força, ou melhorar a resistência, por exemplo.

Se você é, ou convive de perto com uma pessoa com deficiência, você sabe que tanto a atividade física em geral como o exercício físico são mais difíceis de serem realizados por pessoas com deficiência. E esse é um dos principais fatores que leva a um aumento de risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas nessa população.

Pessoas com deficiência precisam participar de programas de exercício físico com dois objetivos específicos:

  • Melhorar a capacidade de realização de atividade física: Ganhos de coordenação motora, equilíbrio, força e o treino específico de algumas tarefas facilitarão a realização de atividades de vida diária, tornando essa pessoa mais ativa no dia-a-dia.
  • Controlar diretamente os fatores de risco cardiovascular e metabólico e prevenir lesões: A inserção de um programa de exercícios bem estruturado, na rotina de uma pessoa com deficiência, ajuda a controlar o ganho de peso, melhora a composição corporal (ganho de músculos e redução de gordura), melhora a capacidade cardiorrespiratória e ajuda a minimizar o risco de lesões por sobrecarga relacionada a atividades como tocar a cadeira de rodas.

No entanto, um levantamento realizado pelo IBGE em 2019, apontou que apenas 21% das pessoas com algum tipo de deficiência participam de algum programa de atividades físicas. ¹

E quando perguntados, por que não participam de programas de exercícios as justificativas apresentadas são:²

● Falta de programas específicos (78%)

● Falta de recursos financeiros/ Espaço disponível (73%)

● Falta de orientação/ profissionais preparados (61%)

● Falta de equipamentos específicos (61%)

A inatividade física é um problema sério entre pessoas com deficiência. No entanto, a não participação em programas especializados parece ser um problema de estrutura dos ambientes e uma defasagem na formação de profissionais qualificados.

Referências

1- IBGE; https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/34889-pessoas-com-deficiencia-e-as-desigualdades-sociais-no-brasil.html?=&t=resultados

2- SERON, BB; ARRUDA, GA.; GREGUOL, M. Facilitadores e barreiras percebidas para a prática de atividade física por pessoas com deficiência motora. Rev. Bras. Ciênc. Esporte 37 (3) • Jul-Sep 2015. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2013.09.003

Compartilhe esse post

Compatilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *