Pessoas com Esclerose Múltipla podem fazer Treinamento de Força?

Sabe quando chegam clientes que fogem do tradicional? Ou você costuma atender pessoas com Esclerose Múltipla?

Muitas pessoas tem conceitos ainda antigos sobre treinamento físico para esse tipo de paciente e para acabar com as dúvidas nós trouxemos um artigo de 2019 para falar sobre Treinamento de força e aeróbio comparado a fisioterapia tradicional.

Graziolli e colaboradores, em 2019, publicaram o artigo chamado “The Effects of Concurrent Resistance and Aerobic Exercise Training on Functional Status in Patients with Multiple Sclerosis”

Foram selecionados 30 indivíduos e separados no Grupo Controle e Grupo Intervenção.

O Grupo Controle recebeu 24 sessões, sendo 2 por semana, de Fisioterapia Convencional em centros de reabilitação da rede pública da Itália.

O Grupo Intervenção recebeu 24 sessões, sendo 2 por semana, de Treino de força com 3 exercícios de MMSS e 3 exercícios de MMII com 2 séries de 10 a 15 repetições a 50% do RM com intervalo de 30 segundos entre as séries e 1 minuto entre os exercícios.

Desfechos avaliados

Os principais desfechos avaliados foram os parâmetros físicos funcionais com a Escala de Equilíbrio de Berg, Timed Up and Go, Teste de Caminhada de 10 metros e Teste de caminhadada de 6 min.

E parâmetros psicossociais com avaliação de qualidade de vida pela MSQOL 54, depressão pela PHQ9 e fadiga pela FFS.

Resultados e Discussão

TUG, TC6MIN e TC10M, melhoraram significativamente no grupo intervenção. Escala de equilíbrio de BERG permaneceu inalterada em ambos os grupos. E houve mudança significativa nas escalas de qualidade de vida, depressão e fadiga no grupo intervenção.

Esse estudo nos mostra a segurança da realização de treino de força e aeróbio em pessoas com EM e além disso mostra o benefício desse tipo de terapêutica!

Compartilhe esse post

Compatilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *